A relação da telemedicina com o atendimento médico de qualidade


A telemedicina foi criada com o propósito de conseguir expandir os serviços de saúde para áreas com grande carência de médicos e equipamentos. Conforme foi crescendo pôde se perceber que a prática também afetava o atendimento aos pacientes de forma positiva, pois como se economizava uma grande quantidade de tempo com a realização dos exames e com os laudos a distância, podia-se atender um maior número de pessoas e de forma mais rápida, permitindo que os médicos examinassem e tratassem uma grande quantidade de complicações e enfermidades, salvando vidas.  

Até então nos referimos a atendimentos presenciais, em clinicas ou hospitais, porém o atendimento fornecido pela telemedicina aos seus clientes, de maneira digital, também é algo que facilita o processo


Quais os principais exames praticados hoje pela telemedicina?

A telemedicina atua em diversas áreas com laudos a distância, porém quando se trata de exames podemos definir algumas especialidades nas áreas de cardiologia, neurologia, radiologia e pneumologia, sendo que os exames específicos de cada área são:

• Cardiologia: Eletrocardiograma, MAPA e Holter 24 horas;
• Neurologia: Eletroencefalograma;
• Radiologia: Exames radiológicos no geral, ressonâncias magnéticas, mamografia digital, densitometria óssea e tomografias;
• Pneumologia: Espirometria ocupacional e prova de função pulmonar.
• Telecirurgia: Diversos tipos de cirurgias realizadas remotamente.

Aparelhos em comodato:

Quando a clínica ou posto de saúde não possuem o equipamento correto para realizar qualquer um desses exames, a empresa de telemedicina pode disponibilizar aparelhos em comodato juntamente com suporte à instalação e treinamento para fazer o exame.

Os assistentes recebem o treinamento para conseguir efetuar o procedimento e logo após enviar o exame para a empresa de telemedicina, quando recebido o resultado pela central, um médico especializado irá analisa-lo e dar o laudo, o mesmo é enviado novamente ao cliente no menor tempo possível.

Segurança dos seus dados na rede:

A empresa que disponibiliza o serviço de telemedicina tem a obrigação de garantir segurança dos dados do cliente através de um espaço onde todos os exames feitos e laudados ficaram armazenados, sendo que os únicos que terão acesso à essa área será a empresa.

Por que contratar uma empresa de telemedicina?

Os serviços da telemedicina apresentam uma série de vantagens, para a empresa, cliente e paciente. Esses benefícios são em prol de um atendimento médico de qualidade e a possibilidade de recursos de saúde melhor para todas as pessoas. Para listar esses benefícios temos:

• Redução de custos: Como já mencionado antes, a empresa de telemedicina disponibiliza a emissão de laudos, treinamento, suporte e os equipamentos, todos esses recursos podem gerar uma grande redução de custo nos gastos do cliente.
• Serviço ágil e com qualidade: Todos os laudos possuem um tempo já pré-determinado para serem enviados, e geralmente esse tempo é muito curto já que umas das funções primordiais da telemedicina é de enviar os resultados o mais rápido para o cliente, para poupar tempo e, caso necessário, adiantar algum tratamento.
• Segurança de dados: O motivo de se ter um arquivo com seus dados é que facilita no processo de busca e de armazenamento de suas informações, e como esse serviço é protegido e sua preservação está garantida o cliente não terá com o que se preocupar.
• O alcance da telemedicina: Como esse processo é feito a distância, uma empresa de telemedicina pode atender a um cliente que está a quilômetros de distância, o que descarta a necessidade de um profissional presente no local.

Como saber escolher a melhor empresa de telemedicina?

O ideal é procurar conhecer a empresa antes de contrata-la, saber se ela supre todas as suas necessidades e cumpre com todas as suas obrigações regularmente. Se manter no serviço de telemedicina seguindo todas as normas e regras do CFM não é algo que todas consigam fazer, mas que nós da Telecárdio buscamos sempre tratar como prioridade há mais de 25 anos para que possamos fornecer um serviço mais seguro e eficiente para nossos clientes.