Manter a saúde em boas condições requer, entre outras coisas, realizar um check up médico ao menos uma vez ao ano. Nesse sentido, um dos exames mais importantes é o teste ergométrico.
Também conhecido como teste de esforço ou teste de esteira, esse exame tem como principal função fazer o diagnóstico de doenças cardiovasculares. Além disso, o teste avalia as condições físicas do paciente, em especial se ele pratica exercícios regularmente.
Desse modo, no artigo a seguir do Blog Telecárdio vamos tratar sobre tudo que envolve o teste ergométrico. Nos próximos tópicos iremos trazer mais detalhes sobre o exame, o preparo para fazer o exame, bem como os casos em que ele é indicado.
O que é teste ergométrico
Para obter uma avaliação ampla do sistema cardiovascular, é necessário fazer exames com diferentes características. Nesse sentido, o teste ergométrico tem como principal missão observar as respostas do corpo perante ao esforço físico.
Durante o exame é possível coletar dados como a frequência e o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos. Outra característica do exame é que ele também pode observar a capacidade respiratória e física do paciente, auxiliando na prescrição das atividades físicas.
Ademais, o teste de esforço é indicado para investigar e acompanhar algumas doenças cardíacas, como iremos ver nos tópicos a seguir.
Em situações o teste de esforço é indicado
Como já mencionamos, o teste ergométrico é uma opção eficaz para avaliar as condições clínicas do sistema cardiovascular. No entanto, não são em todas as baterias de exames que o teste de esteira deve ser realizado.
O primeiro caso em que o exame é indicado é para os pacientes com hipertensão arterial, a fim de avaliar se há alterações fora do padrão, algo que pode indicar doença cardíaca. Além disso, o teste é utilizado também para avaliar a resposta terapêutica a medicamentos de uso controlado, bem como a evolução do paciente no tratamento de doenças.
Ademais, o teste ergométrico também é indicado para casos onde a pessoa deseja iniciar atividades físicas, assim resguardando que ela está apta a praticar esforço físico. Confira na lista a seguir as principais situações onde o teste ergométrico é indicado:
- Em caso de pacientes diabéticos que desejam iniciar atividade física intensa;
- Reconhecer arritmias cardíacas induzidas pelo esforço;
- Avaliar os resultados de medicamentos e tratamento de doenças;
- Exames de rotina para pacientes com mais de 40 anos ou que tenha predisposição para doença coronariana;
- Pacientes com histórico de infarto do miocárdio;
- Pacientes com problemas nas válvulas cardíacas;
- Pacientes que realizaram ponte de safena ou angioplastia.
Contra indicações para o teste de esteira
Da mesma forma que o teste ergométrico é indicado para investigar sintomas e acompanhar o tratamento de doenças, há situações onde o exame é contra indicado. Nesse sentido, pacientes com hipertensão arterial grave, sem o controle devido.
Outra situação onde o teste de esforço não é recomendado é quando o paciente tem embolia pulmonar. Isso porque o paciente pode ter fortes complicações durante o exame, que exige um grande esforço físico.
Desse modo, para essas e outras situações onde não é possível fazer o teste ergométrico, há outros exames que podem fazer a avaliação do sistema cardiovascular. Entre os mais conhecidos estão a cintilografia miocárdica e o Holter 24 horas.
Preparativos para fazer o teste ergométrico
Para que o teste ergométrico ofereça os resultados mais realistas, de acordo com as reais condições de saúde do paciente, é preciso fazer alguns preparativos antes do exame. Essa preparação vai no sentido de deixar a pessoa mais confortável durante o teste.
Nesse sentido, um cuidado que se deve ter é em relação aos medicamentos. O recomendado é que seja feita uma visita ao médico cardiologista antes do exame, a fim de ele passar as orientações sobre quais remédios devem ser usados ou não antes do teste.
Além disso, vale lembrar que o paciente não deve fazer o exame em jejum. Desse modo, o indicado é seguir a dieta normal do dia a dia, mas com a última refeição duas horas antes do exame.
Portanto, confira a seguir os preparativos que se deve ter antes de fazer o teste ergométrico:
- Não usar cremes, pomadas ou gel no dia do exame;
- Vestir roupas confortáveis;
- Para pacientes tabagistas, indica-se não fumar 2 horas antes e 1 hora depois do exame;
- Não suspender o uso de remédios controlados, a exceção de casos onde há uma recomendação médica nesse sentido;
- Não expor o tórax ao sol por até 72 horas após o exame, a fim de evitar irritação da pele no local onde são colocados os eletrodos;
Como é realizado o teste ergométrico
Agora que sabemos melhor sobre os casos em que é indicado e os cuidados que se deve ter antes, podemos ampliar mais detalhes sobre como é realizado o teste ergométrico.
Sendo assim, podemos dizer que a execução do exame é simples. O procedimento consiste na colocação de eletrodos no tórax do paciente. Com esses dispositivos conectados, ele passa a andar na esteira em velocidade baixa.
Na medida em que o exame vai acontecendo a velocidade da esteira aumenta, de acordo com a avaliação do médico cardiologista. Durante os ciclos do exame são registrados dados, como a pressão arterial, o ritmo e a frequência cardíaca.
Ao todo são oito minutos de teste ergométrico, mas que pode ser interrompido a qualquer momento, caso seja verificado que o paciente apresenta exaustão demasiada.
Conclusão
A realização de exames periódicos é essencial não apenas para manter os cuidados com a saúde, mas também para obter uma boa qualidade de vida. Hoje em dia é possível acessar exames como o teste ergométrico com maior facilidade, através da telemedicina e da emissão de laudo à distância.
Isso porque, através dos equipamentos em comodato, é possível realizar o teste de esforço 24h por dia, com avaliação de médicos cardiologistas especializados no assunto. Com uma central de laudos, que salva todos os resultados em nuvem, é possível obter os resultados com maior agilidade, além de reduzir os custos de operação da clínica.
Na Telecárdio você encontra uma linha completa de equipamentos em comodato para realizar teste ergométrico na clínica. Além de aparelhos de alta qualidade, você também conta com a emissão de laudos de maneira ágil e eficaz.
Entre em contato agora mesmo e conheça nossos planos!