Não é mais novidade que a qualidade do nosso sono interfere de maneira decisiva na saúde como um todo. Ao todo, já foram constatadas mais de 80 doenças relacionadas ao sono. Dentre essas doenças, as mais populares são a insônia e o sonambulismo.
Desse modo, a medicina do sono vem buscando estudar quais são os principais transtornos e como eles podem ser tratados. Com isso, um dos exames mais completos para avaliar doenças do sono é o lado de polissonografia. Neste procedimento o paciente tem as atividades neurológicas avaliadas durante o período do sono,
Portanto, no artigo a seguir do Blog Telecárdio iremos falar sobre o que é e como funciona o laudo de polissonografia na medicina do sono. Quais os benefícios de realizar o exame, quais doenças ele pode diagnosticar, além de entender como a telemedicina pode ser usada para a medicina do sono.
Entenda o que é medicina do sono
Medicina do sono é uma área médica que investiga todas as funções do sono, de forma a entender e diagnosticar os distúrbios ligados ao período que passamos dormindo.
Além disso, a medicina do sono é uma área que estuda os impactos que os distúrbios têm em relação à vida do ser humano. Assim como, analisa os benefícios que a qualidade do sono pode trazer e como obter essa qualidade.
A medicina do sono utiliza exames específicos para chegar a uma análise do sono de uma determinada pessoa, e dessa forma conseguir tratar as doenças relacionadas. Um dos exames mais importantes dessa área é a Polissonografia.
Qual a importância do laudo de polissonografia
Ao realizar um acompanhamento mais detalhado sobre as condições clínicas do corpo, nós podemos analisar, prever e evitar o avanço de muitas doenças. E esse é o principal benefício de realizar o laudo de polissonografia.
Pois, a Polissonografia é o exame que coleta dados do paciente em tempo real durante uma noite toda de sono. E assim, analisa as anomalias presentes durante o período levando a um laudo com o diagnóstico.
A importância de se ter esse laudo, é poder tratar as doenças relacionadas à medicina do sono, assim como identificar possíveis problemas, evitando o seu avanço. De tal modo que o laudo vai ajudar na busca de uma melhor qualidade de vida.
E mais do que isso, ainda podemos listar diversos outros benefícios do laudo preciso de polissonografia para a vida de um paciente:
- Melhora da qualidade do sono e, portanto, do descanso mental;
- Diagnóstico de doenças como Apneia do Sono, Ronco e Fragmentação do sono;
- Com o tratamento das anomalias, evita-se problemas cardíacos;
- Melhor controle da pressão arterial, a partir de avaliação do fluxo sanguíneo e respiratório;
- Com a telemedicina pode-se realizar o exame no conforto de casa;
- Boa relação de custo-benefício, já que avalia diversos distúrbios em um só exame;
Doenças diagnosticadas no exame de polissonografia
O laudo de Polissonografia é responsável por detectar diversas doenças relacionadas ao sono. Porém, não são só os distúrbios do sono que ela identifica. O que o torna um exame muito completo e necessário.
Com isso, vamos ver o que são, e quais são, os distúrbios e doenças que esse exame pode detectar, a fim de diagnosticar e seguir com um tratamento especializado dentro da medicina do sono.
Laudo de Polissonografia, principais distúrbios dectados.
Insônia e Sonambulismo
Esses dois distúrbios do sono são os mais conhecidos dentro da medicina do sono. A insônia é o ato de não conseguir dormir ou permanecer dormindo. Enquanto o sonambulismo, você adormece, mas o corpo continua a executar tarefas como se levantar e caminhar.
Os dois são facilmente detectáveis durante o laudo Polissonografia, que capta os dados necessários para guiar o tratamento do paciente. Que assim poderá ter uma qualidade de sono, e ter uma vida melhor.
Bruxismo
Um distúrbio que afeta muito o sono, e pode ser detectado pelo laudo de Polissonografia é o bruxismo. Essa condição afeta pessoas de todas as idades e tem causas diversas.
Ele se caracteriza por um ranger de dentes, ou então, um cerramento forte da mandíbula. E pode afetar a qualidade do sono, além de outros momentos do dia, já que pode ocorrer enquanto o paciente está acordado.
Terror noturno
Paralelo ao sonambulismo, o terror noturno é um distúrbio mais comum na infância. Desse modo, ele só requer o laudo de Polissonografia quando é recorrente ou em outras fases da vida.
O terror noturno se caracteriza por o paciente apresentar agitação, medo intenso e gritos durante o sono. Podendo ser recorrente de pesadelos ou não. Fazer um exame especializado ajuda a detectar a causa do terror, e assim, tratá-lo.
Outras doenças
Outros distúrbios que são diagnosticados através do laudo de Polissonografia são: narcolepsia, fibromialgia, síndrome das pernas inquietas e estágios avançados de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).
Como usar a telemedicina na medicina do sono
O uso da telemedicina para o exame de Polissonografia, ou para a área da medicina do sono no geral, é uma realidade que já traz muitos benefícios. Tanto para as clínicas quanto para os pacientes que precisam de exames.
Já que o uso da telemedicina faz com que o paciente possa realizar o seu exame em domicílio. Fato este que melhora e muito a qualidade do exame, visto que o paciente mantém as condicionantes externas exatamente da mesma forma do seu cotidiano.
No laudo de Polissonografia, o paciente leva para casa os equipamentos eletromédicos de captação de dados. E este se comunica com a rede da clínica enviando os dados capturas. Que em seguida são repassados a especialistas que fazem o diagnóstico e laudo.
Conclusão
O diagnóstico precoce é um dos principais fatores para o combate de doenças ainda no estágio inicial. Desse modo, ao oferecer um laudo de polissonografia detalhado, a clínica está dando as melhores condições para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida.
Para estes e outros exames da medicina do sono, é preciso contar com aparelhos de qualidade e uma central de laudos ágil e eficaz. Na Telecárdio você encontra o serviço ideal para a clínica, com valores acessíveis e condições facilitadas. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.