O ambiente médico em geral é marcado pelo uso de diversos equipamentos e aparelhos, que realizam exames e avaliações nos pacientes, como o MAPA e Holter. Em uma clínica que realiza exames cardíacos, portanto, não seria diferente.
Desse modo, dois dos aparelhos mais comuns nessa área são o MAPA e Holter. Isso porque são estes aparelhos que auxiliam no acompanhamento da hipertensão, palpitações cardíacas, dentre outras coisas.
Mas afinal, você sabe o que é MAPA e Holter? Pois bem, no artigo a seguir do Blog Telecárdio vamos trazer cada detalhe sobre o que é MAPA e o que é Holter. Além disso, vamos explicar os benefícios de cada aparelho e como obter equipamentos em comodato.
O que é MAPA
Alguns exames são muito importantes quando o assunto é tratar, prevenir e manter a saúde cardiovascular. Por isso, estar com a rotina de exames corretas, principalmente depois dos 50, traz muitos benefícios. E um dos exames mais recorrentes é o MAPA.
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, a MAPA, é um exame que monitora a pressão de um paciente durante um certo período, normalmente 24 horas.
O registro é feito pelo aparelho de forma domiciliar, pois visa registrar a pressão do indivíduo durante suas atividades diárias, que não requerem tanto esforço. Além de registrar a pressão em um momento mais tranquilo e familiar para o paciente, do que no consultório.
Principais características do exame MAPA
O MAPA é um exame que não causa dor, talvez um pouco de desconforto a cada aferição. Além disso, ele possui um dispositivo eletrônico de tamanho compacto que pode ser carregado em um bolso ou preso à cintura, num cinto.
E ainda possui um manguito, uma braçadeira, que infla na hora das medições de pressão, e acoplado ao dispositivo e ao braço não dominante do paciente, monitorando a pressão ao longo do dia.
Ademais, confira na lista a seguir alguns dos casos em que o exame de MAPA é solicitado:
- Avaliação do tratamento anti-hipertensivo;
- Suspeita de pressão alta durante o período de sono;
- Hipertensão no período da gravidez;
- Observar possíveis picos de pressão ao longo do dia;
- Avaliar episódios de síncope do paciente;
- Acompanhamento da pressão arterial em idosos.
O que é Holter?
Assim como no MAPA, o Holter é a denominação dada tanto para o aparelho quanto para o exame. Sendo assim, podemos dizer que o Holter faz um monitoramento constante de dados vitais do paciente.
No caso deste exame, ele registra as atividades cardíacas durante o período de 24 horas. Através de eletrodos conectados no tórax do paciente, é feito o acompanhamento cardiovascular do paciente. Além dos eletrodos, há também um monitor, que armazena todas as informações colhidas ao longo do dia.
O Holter também é capaz de detectar doenças cardíacas, tais como arritmias e outras anomalias que podem passar despercebidas em um exame de rotina ou de esforço.
Principais características de Holter
Uma das principais características do Holter é a praticidade. Com um monitor pequeno, ele pode ser carregado no próprio bolso do paciente, o que permite a ele seguir com a rotina normal.
Além disso, o Holter é um exame voltado para as doenças cardíacas, que podem ou não serem desencadeadas por problemas de hipertensão. Dessa forma, pode ser usado tanto para pacientes com suspeitas de doenças cardíacas, quanto para aqueles que já fazem tratamento contínuo.
Portanto, confira na lista a seguir alguns dos casos em que o exame de Holter é exigido pelo médico:
- Avaliação preventiva;
- Pacientes com marcapasso;
- Observar pacientes com diagnóstico doenças cardíacas;
- Exame complementar para outros testes cardiológicos;
- Avaliar pacientes com sintoma de tontura, palpitação e falta de ar;
- Suspeita de arritmias cardíacas.
Diferenças entre MAPA e Holter
Mesmo que tratem de questões de saúde semelhantes, há algumas diferenças entre o MAPA e o Holter. O primeiro é voltado para fazer um acompanhamento detalhado de problemas com a pressão arterial. Ao longo do exame são avaliadas os picos e variações que o paciente com hipertensão apresenta.
Por outro lado, o Holter é destinado para examinar pessoas com doenças cardíacas. Sendo assim, ele pode observar com mais detalhes as atividades cardíacas de pacientes com arritmia, que usam marcapasso ou apenas querem fazer um acompanhamento preventivo.
No entanto, há também algumas semelhanças entre o MAPA e o Holter. Ambos os exames são realizados durante o mesmo período de tempo, que é cerca de 24 horas, em geral. Além disso, os dois exames são realizados na residência do paciente, a fim de observar as atividades do paciente no dia a dia.
Benefícios de ter MAPA e Holter em comodato
Como já dissemos ao longo do artigo, equipar uma clínica médica representa um investimento elevado, além de dispor de estrutura e profissionais qualificados. No entanto, é possível obter MAPA e Holter em comodato.
Desse modo, o principal benefício do comodato é obter os aparelhos de alta qualidade sem dispor de um valor de compra. O consultório médico tem o MAPA e Holter à disposição para realizar os exames, mas sem pagar o aluguel dos aparelhos.
Essa é, portanto, uma outra vantagem do comodato. Ao invés de ter apenas um contrato de aluguel, o comodato dispõe dos serviços de emissão de laudo à distância, onde atuam os profissionais da empresa terceirizada. Assim, o consultório realiza os exames sem a necessidade de investir em uma central de laudos.
Portanto, através do MAPA e Holter em comodato, a clínica médica obtém aparelhos de alta qualidade, emissão ágil dos laudos e baixo custo de investimento.
Conclusão
Manter um consultório médico atendendo em alto nível requer que a gestão sempre aprimore o uso de recursos. Nesse sentido, obter equipamentos em comodato é uma forma de garantir aparelhos de qualidade, além de terceirizar a emissão de laudos para uma equipe especializada no assunto.
Aqui na Telecárdio você encontra a solução ideal para MAPA e Holter em comodato. Oferecemos contratos flexíveis, equipe qualificada e produtos de alta qualidade. Entre em contato agora mesmo para agendar uma conversa conosco!