Como funciona o laudo à distância no Teste Ergométrico?

teste ergométrico

O teste de esteira, também conhecido como teste ergométrico, é um exame diagnóstico na Cardiologia, onde é realizado um teste de esforço físico, para avaliar o coração, pressão, respiração e a circulação durante esse processo. 

Ele pode ser feito na esteira ou na bicicleta ergométrica, permitindo que a velocidade e o esforço sejam aumentados gradualmente, dependendo da capacidade do paciente.

É um exame que tem como objetivo avaliar atletas, liberar pacientes para a prática de atividades físicas, ou até mesmo um simples exame de rotina, prevenindo doenças cardiovasculares. 

Do mesmo modo, acompanhe no Blog Telecárdio quais são as vantagens de se fazer o teste ergométrico com laudo à distância e quais são as vantagens desse método. 


Quando fazer o teste ergométrico?

O médico pode solicitar o teste ergométrico quando o paciente tiver sintomas cardíacos como dor no peito aos esforços, alguns tipos de tontura, palpitações, picos hipertensivos. Ou então, quando quiser começar a realizar exercícios físicos, e não sabe como está sua saúde física.

Como é feito?

Depende da saúde da pessoa, e da indicação do exame. Por isso, é feita uma análise do histórico do paciente e das especificações do especialista que fez o pedido, antes da realização do exame. 

A partir daí, os profissionais definem as etapas dos exercícios e a intensidade do esforço. O médico então irá aplicar os eletrodos no corpo do indivíduo, que subirá na esteira e começará a andar. Em séries de alguns minutos aumentam a intensidade e inclinação do aparelho (esteira ou bicicleta ergomética).

Periodicidade

O teste é solicitado pontualmente para investigar problemas no coração ou como parte de check up preventivo de quem é do grupo de risco. Ou seja, também é indicado para acompanhar pessoas que já sofreram infarto.

Cuidados e Contraindicações

O teste deve ser conduzido com cautela, pois os pacientes com capacidade cardíaca comprometida e idosos, podem ter dificuldade para realizá-lo. Pois em alguns casos, o indivíduo pode ter tonturas e crises de labirintite durante a caminhada ou corrida.

Contudo, em alguns casos, pode interromper sua realização. Especialmente em casos de embolia pulmonar, obstruções nas artérias, e arritmias descontroladas. Para avaliar corretamente a extensão da doença arterial coronariana, o médico deve prescrever ainda a suspensão de medicamentos que mascaram seus sintomas. 

Como é o laudo do teste ergométrico?

O laudo de teste ergométrico é constituído por sete partes principais. As quais apresentam os resultados da análise eletrocardiográfica, ao esforço realizado pelo paciente ao longo do exame. Conforme descrito abaixo, são elas:

  • Critérios clínicos: aponta os critérios que foram utilizados para realizar o exame;
  • Comentários do ECG de repouso e no pré-esforço: comentários do médico cardiologista sobre os resultados do ECG em repouso e no pré-esforço;
  • Resposta da Frequência Cardíaca e da pressão arterial durante o esforço: avaliação do cardiologista sobre a frequência cardíaca e a pressão arterial do paciente em uma situação de esforço;
  • Comentários do ECG durante o esforço: comentários do médico especialista sobre o eletrocardiograma durante a realização do exame;
  • Comentários do ECG e da pressão durante a recuperação: comentários do cardiologista sobre o eletro e a pressão arterial do paciente durante a etapa de recuperação;
  • Arritmias: destaca se ocorreram ou não arritmias ao longo do exame;
  • Conclusão: apresenta a conclusão final do cardiologista sobre os aspectos avaliados ao longo do exame.

Como funciona o laudo à distância no teste ergométrico?

Com o auxílio da Telemedicina, o teste ergométrico com laudo à distância ocorre de forma ágil, eficaz e simples. Pois o exame, é realizado normalmente. Sempre com um médico no local e momento do exame, o que é obrigatório.

Contudo, a diferença fica na forma como é feito registro dos dados coletados no teste, que são armazenados em uma plataforma em nuvem. Uma área segura da internet que só pode ser acessada através de login e senha.

Dessa forma, os resultados do teste ergométrico são analisados por um especialista, que nesse caso é um médico cardiologista contratado pela empresa de telemedicina.

Em seguida, o profissional irá analisar o exame, interpretá-lo, registrar as suas conclusões e assinar o documento digitalmente. Podendo liberar o exame na mesma plataforma em um processo que é muito rápido.

Portanto, para realizar esse serviço, a Telecárdio oferece laudo à distância no teste ergométrico de forma personalizada, entendendo as necessidades dos clientes. Além disso, o serviço de telemedicina está integrado e fornece laudos no mesmo dia em que o exame foi realizado.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba tudo sobre os nossos equipamentos médicos em comodato.