Terceirização da central de laudos

Terceirização da Central de Laudos

Investir altos valores na estruturação da clínica é algo cada vez mais complicado. Seja por questões financeiras ou a demanda de alguns serviços, as instituições preferem apostar na qualificação de seus profissionais e ter estrutura reduzida, mas de alto padrão.

No entanto, essa nova proposta de otimizar os recursos vêm crescendo muito por conta da terceirização da central de laudos. Essa terceirização dispensa laboratórios e clínicas de comprar equipamentos para processar exames e profissionais habilitados.

Porém, como fazer a terceirização de laudos sem comprometer os serviços médicos? Para responder esta pergunta e falar melhor sobre o assunto, trazemos as informações necessárias neste artigo do Blog Telecárdio.

Vantagens da terceirização

O plano estratégico de uma empresa precisa sempre levar em conta as demandas do negócio, mas, antes de mais nada, deve levar em conta os dados financeiros da empresa, as necessidades técnicas e a avaliação dos concorrentes do mercado. 

Ponderando estas variáveis pode-se afirmar que a terceirização da central de laudos é benéfica por diversos motivos. Um deles é a redução de custos da clínica. Ao encaminhar estas funções para fora de seu ambiente físico, a clínica estará ganhando novos espaços para oferecer aos pacientes, por exemplo.

Além desse espaço físico extra, os pacientes da clínica ainda podem ter acesso aos laudos dos exames mais rápido. Isso porque a terceirização de laudos garante agilidade na análise e produção dos laudos, por haver equipes totalmente dedicadas para os exames.


Ademais, cabe ainda desenvolver sobre as vantagens também na planilha de custos e situações burocráticas, assuntos que serão trazidos nos próximos itens:

Redução de custos

Por mais que a qualidade dos serviços e produtos sejam observados, é preciso obter formas de manter o desempenho com recursos menores.

Sendo assim, para clínicas médicas e laboratórios de exames a terceirização da central de laudos é um caminho. Essa redução acontece na medida em que não precisa arcar com custos de salários, equipamentos e estrutura física num todo.

Através da central o paciente é avaliado em tempo integral, tendo o laudo emitido em poucas horas depois do fim do exame. Desse modo, oferece um serviço de melhor qualidade e reduz os custos de operação.

Menos burocracia

Quem está enfermo e realiza exames para detectar as causas certamente tem pressa para receber os resultados do exame. No entanto, é preciso entender que há tempo hábil para emitir um laudo.

Porém, uma forma de mitigar estes problemas é através da terceirização da central de laudos. Com profissionais totalmente voltados para a apuração de exames e emissão de laudos. 

Além disso, a empresa terceirizada por vezes tem maior expertise na realização de exames mais complexos. Exames que podem demorar até uma semana para emitir os resultados nos formatos tradicionais, com a terceirização pode levar menos de dois dias.

Como funciona uma central de laudo

Após entender um pouco melhor sobre as vantagens da terceirização da central de laudos, vamos abordar sobre como é o funcionamento de uma.

Portanto, a central de laudo funciona com a central da empresa de telemedicina. Com os equipamentos adaptados para a realização da telemedicina, os enfermeiros realizam o exame normalmente.

Após isso, os dados coletados são enviados diretamente para a central, onde os especialistas fazem a avaliação dos exames. Seguindo tudo de acordo, em até 24h o exame está disponível no email do paciente.

Além destes exames realizados na clínica, a telemedicina também permite atender os pacientes em suas residências. 

Quais exames podem ser terceirizados

Após todas estas informações sobre a terceirização da central de laudos, é natural que fique a dúvida sobre quais exames podem ser terceirizados. Sendo assim, há algumas restrições quanto aos tipos de exames possíveis. Estas restrições acontecem muitas vezes devido ao espaço oferecido pela central. 

No entanto, geralmente os hospitais e clínicas costumam terceirizar os exames cardíacos, exames de imagem e os exames neurológicos. Isso se deve em parte ao volume de exames destas categorias que precisam ser realizados todos os dias. 

Um exame de eletrocardiograma, por exemplo, muitas vezes tem caráter de urgência e precisam oferecer laudo em pouco tempo. Dessa forma, a central de terceirizados consegue suprir essa necessidade em alto nível.

Ademais, confira na lista a seguir alguns dos exames terceirizados mais comuns no mercado de telemedicina:

  • Eletrocardiograma (ECG);
  • Eletroencefalograma (EEG);
  • Espirometria
  • Holter
  • Mapa
  • Acuidade Visual
  • Polissonografia
  • Teste Ergométrico
  • Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral

O Blog da Telecárdio está sempre trazendo novidades e informações sobre a telemedicina e laudo à distância. Tem dúvidas sobre o tema trazido neste artigo? Deixe sua pergunta na caixa de comentários ou entre em contato com a nossa equipe.