Sobre nós

  • Sobre nós
  • O que é telemedicina?
_____________________________________

Quem somos?

A História da TELECÁRDIO começa em 1993, quando Roberto Stryjer viaja a Israel a convite de seu irmão, o cardiologista, Dr. Dov Leon Stryjer. O propósito dessa viagem era conhecer uma nova tecnologia que possibilitava a realização de exames de eletrocardiograma, feito com um monitor portátil e transmitido via telefone. Então, Roberto e Dov visitaram a empresa que fabricava esses equipamentos para obterem mais detalhes do funcionamento e registro do produto no Brasil. Ao perceber que era algo inovador e que traria uma grande redução de custo, tempo no diagnóstico e atendimento, Roberto Stryjer, empreendedor nato, com sua visão humanitária e social, voltou ao Brasil e convidou seu outro irmão, Luiz Júlio Stryjer, e alguns amigos médicos, Dr. José Carlos Ronche Ferreira, Dr. Bento Toledo Rodovalho, Dr. Luis Antonio Rivetti e Dr. Andraus Kehde, para apresentar um plano de negócio.


Após alguns meses de muito estudo, análise de mercado e viabilidade do serviço, surge a TELECÁRDIO, como a primeira empresa brasileira de Telemedicina e central de atendimento 24h por dia. No início, não foi tão fácil, pois havia uma resistência em aceitar que um pequeno equipamento (hoje comparado ao tamanho de um celular), pudesse realizar um exame de eletrocardiograma e transmitir o seu traçado via telefone, por ondas sonoras, que seria recebido em um computador, analisado por um cardiologista que emitiria o respectivo laudo e o devolveria via fax, tudo isso em questões de minutos e com grande eficiência.

Ao formar a equipe de cardiologistas com o Dr. Henrique Yukio Suzuki (hoje sócio e diretor médico), Dr. Amer Kalil Kassab (hoje sócio) e Dr. Oswaldo Boccalini Filho (sócio), a TELECÁRDIO começa a sua trajetória pioneira em Telemedicina no Brasil. Após alguns anos, outras empresas do mesmo segmento surgiram e, nos sentimos muito orgulhosos em ter aberto este novo caminho e poder afirmar que a Telemedicina é uma realidade na área da saúde, proporcionando agilidade, custo baixo e máxima eficiência. Hoje somos uma empresa sólida, mas em constante busca de novas tecnologias e com uma visão otimista do futuro da Telemedicina no Brasil e no mundo.

O que é telemedicina?

A Telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância, independentemente do instrumento utilizado para essa relação. A prática tem origem em Israel e é bastante aplicada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa.

Desde seu início, na década de 1950, a Telemedicina mudou e avançou muito. Antes, poucos hospitais utilizavam aparelhos para chegar a pacientes em locais remotos. Mas com o avanço dos meios de comunicação, o contato entre médico e paciente ou entre os profissionais de saúde ficou mais simples e prático: a relação e a troca de informações foram ampliadas com o telefone fixo, depois com os celulares, e se tornou ainda mais rápida com a internet. Computadores, tablets e smartphones facilitam as videoconferências e, o avanço da Inteligência Artificial (IA) leva conhecimento ao alcance de todos.

Um dos pontos fortes do uso da Telemedicina é o fornecimento de laudos online à distância, sem a necessidade da clínica ou o hospital, contar com médicos especialistas em tempo integral atendendo em suas dependências. Pela tecnologia, o resultado é enviado via internet para equipes médicas, compostas por especialistas atuantes em grandes centros de medicina do Brasil. São profissionais habilitados a laudar remotamente, exames realizados em qualquer hora e lugar do país. É possível entregar laudos no mesmo dia, ou, em caso de urgência, minutos após a emissão do exame.

Muitos aparelhos utilizados para os procedimentos já são digitais e fornecem os resultados diretamente para os serviços de Telemedicina. Caso os aparelhos sejam analógicos, algumas empresas permitem uma integração rápida dos dispositivos com o sistema digital por meio dos protocolos de IoT (Internet das Coisas).

A Telemedicina, portanto, é uma maneira de agilizar e também qualificar o procedimento e a entrega dos laudos de diversos exames. Em pouco tempo, o exame é realizado e o laudo entregue ao paciente

Serviços

     
O eletrocardiograma é utilizado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão., possibilitando o diagnóstico e o início do tratamento mais rapidamente


A principal finalidade do eletroencefalograma é a identificação, classificação e acompanhamento das epilepsias. O exame também serve para avaliar pessoas em coma e investigar alguns distúrbios do sono e sonambulismo.


Através da espirometria, sabemos se a quantidade de ar inspirado é suficiente para o indivíduo ou, se há alguma obstrução a passagem do ar, como a presença de um corpo estranho ou diminuição do tamanho dos brônquios.


O Holter, diferente do eletrocardiograma que registra os batimentos cardíacos em um determinado momento, monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca do paciente durante todo o dia, ou seja, detecta o rítmo, variações, entre outras alterações durante 24 horas..


O Holter, diferente do eletrocardiograma que registra os batimentos cardíacos em um determinado momento, monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca do paciente durante todo o dia, ou seja, detecta o rítmo, variações, entre outras alterações durante 24 horas.


O exame de acuidade visual é usado para avaliar a capacidade funcional dos olhos de uma pessoa, o quanto ela é capaz de distinguir a forma e o contorno das coisas. É importante para detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades. Permite ao médico prever se há dano irreversível da visão e também estabelecer um prognóstico da acuidade visual depois da cirurgia de catarata.


A interconsulta é – em termos populares – uma “consulta” dentro de outra consulta, ou seja, o médico que possui alguma dúvida pertinente ao seu atendimento e/ou necessita de ajuda, poderá através deste serviço consultar o profissional cardiológico habilitado da Telecárdio, ganhando assim uma série de benefícios para seu negócio.


A Teleconsulta é um dos recursos principais da telemedicina, isto porque envolve a troca de informações diretamente entre o médico e paciente através da videoconferência. Ela pode ser aplicada a diversos tipos de especialidade da medicina, e ambos os lados se conectam por uma plataforma específica, de fácil manuseio.

PlayPause
previous arrownext arrow
Slider

Missão

Democratizar a saúde, aproximando médicos intensivistas com um modelo prático de serviço, reduzindo custos e consequentemente evitando deslocamentos desnecessários, além de estar sempre dando respostas imediatas a qualquer tipo de solicitação.

Visão

Compromisso de proporcionar o serviço de Telemedicina a todas as localidades de saúde que são carentes de mão de obra especializada em eletrocardiograma, incluindo zonas de difícil acesso e as localidades mais distantes, dando o mais completo auxílio aos nossos usuários com todos nossos recursos de atendimento aliados a tecnologia de ponta.

Valores

Através de uma equipe de profissionais qualificados e bem instruídos, buscamos atender nossos clientes com o serviço ideal de acordo com as suas necessidades, e acima de tudo prestar nossos serviços com seriedade e principalmente respeitando nosso consumidor.