Equipamentos Médicos e Telemedicina para Clínica de Saúde Ocupacional

equipamentos medicos saude ocupacional

A saúde dos trabalhadores tem conquistado ainda mais atenção nos últimos anos. Cuidados com a saúde mental, lesões causadas por esforço repetitivo, além dos riscos de acidentes são as principais causas desse aumento.

Sendo assim, é importante que as clínicas consigam obter equipamentos médicos que supram tais necessidades. Atualmente é possível emitir laudos em poucos minutos, tendo os aparelhos corretos e com profissionais especializados.

No entanto, há diversos aparatos na medicina ocupacional que exigem um alto investimento, mas acabam tendo um custo-benefício baixo. Por isso, uma alternativa para ter equipamentos médicos de qualidade na saúde ocupacional é através do uso de aparelhos em comodato.

Além de equipar a clínica com itens de alta qualidade, no comodato há ainda o suporte na emissão de laudo remoto, por exemplo. Vamos abordar melhor no artigo a seguir do Blog Telecárdio sobre os aparelhos mais importantes na medicina ocupacional, além de tratar sobre o uso de comodato para implementar o laudo remoto.

A telemedicina na Saúde Ocupacional

Antes de se aprofundar sobre a importância dos equipamentos médicos, é interessante entender melhor sobre a telemedicina. Pois bem, apesar de ter se popularizado durante a pandemia de COVID-19, o uso da medicina à distância começou nos anos 90, ainda de forma incipiente.

Os objetivos principais desse modelo de atuação são oferecer atendimento médico em locais remotos e para pessoas com problemas de locomoção. No entanto, com o avanço da tecnologia é possível emitir laudo remoto, deixando os exames médicos mais confortáveis e práticos.

Entrando no uso da telemedicina para a medicina ocupacional, ela pode ser importante de diversas formas. Uma delas, por exemplo, é no auxílio aos profissionais em home office.

Através de consultas e o uso de equipamento médico, é possível fazer um acompanhamento mais frequente, certificando-se de que o trabalho em home office está adequado para a saúde do trabalhador. Para as empresas, a telemedicina ocupacional representa menores custos na contratação e alocação dos médicos, por exemplo.


Equipamentos mais comuns na saúde ocupacional

Apesar da variedade de opções, há uma lista de equipamentos médicos que costumam estar presentes em clínicas de saúde ocupacional. Isso acontece porque há exames de rotina que devem ser realizados e exigem o uso de alguns destes aparelhos.

Um dos equipamentos mais comuns, portanto, é o eletrocardiógrafo. Este aparelho é utilizado para realizar o eletrocardiograma, captando as frequências cardíacas e identificando possíveis alterações ou doenças.

Outro equipamento bastante usado na medicina ocupacional é o optômetro. A sua principal função é avaliar a capacidade ocular do paciente, diagnosticando possíveis desgastes na capacidade de visão, além de lesões que podem atingir o paciente.

Ademais, cabe ressaltar que muitos destes equipamentos médicos também são utilizados em outras áreas da clínica, não somente na saúde ocupacional. Confira abaixo a lista de alguns dos aparelhos mais comuns:

  • Eletrocardiógrafo;
  • Espirômetro;
  • Eletroencefalógrafo;
  • Conjunto Radiológico;
  • Optômetro;
  • Polissonógrafo.

Como obter equipamentos para clínicas de saúde ocupacional

Construir uma estrutura adequada para uma clínica médica deve ser algo bastante planejado. É necessário pensar em como oferecer serviços de qualidade, mas tendo em vista alternativas de baixo custo.

Dessa forma, a compra de equipamentos médicos traz cada vez menos benefícios. Muitos aparelhos acabam tendo um custo de compra elevado, o que exige recursos financeiros. Além disso, é comum que estes itens sofram com um custo de manutenção elevado, além do lançamento de equipamentos mais modernos.

Sendo assim, é natural que as clínicas busquem opções com melhor retorno técnico e financeiro. Dentre as alternativas, o aluguel de equipamento em comodato é o que tem ganho maior adesão, uma vez que preza por um suporte completo, para além do simples aluguel dos aparelhos.

Equipamento em comodato: como funciona?

Em clínicas tradicionais, que estão mudando a forma de atuação, o equipamento em comodato pode ser um assunto para ser descoberto. Dessa forma, pode-se dizer que essa modalidade de empréstimo de aparelhos médicos supre outras demandas importantes.

Para além do aluguel, o comodato também oferece a emissão de laudo remoto e a manutenção dos equipamentos. Assim, além de contar com aparelhos novos, a clínica também pode terceirizar a emissão de laudos.

Dessa forma, quando um exame é realizado na clínica, o equipamento médico capta as informações e direciona para a central de laudos. Nesta central os profissionais fazem a avaliação e o diagnóstico, emitindo assim o laudo remoto.

A parceria entre a empresa que terceiriza os equipamentos e a clínica de saúde ocupacional é celebrada através de contrato. Estes contratos costumam ser mais flexíveis na sua execução, se adequando às necessidades de cada momento.

Principais vantagens da modalidade

Economizar na aquisição de equipamentos médicos já é uma ótima vantagem do comodato. No entanto, há outros benefícios para as clínicas de medicina ocupacional que utilizam tal modalidade.

Para exames de admissão e demissão, que são obrigatórios para contratar e demitir profissionais, é interessante que os resultados sejam emitidos com agilidade. Dessa maneira, através do laudo remoto, emitido por equipamentos em comodato, é possível obter o documento em poucas horas após a realização dos exames.

Além disso, para a clínica há também a redução nos custos operacionais. Assim como acontece com os aparelhos, a instituição médica terceiriza os profissionais que emitem o laudo, reduzindo o número de profissionais contratados.

Dessa forma, confira nesta lista alguns dos benefícios do equipamento em comodato para as clínicas:

  • Agilidade na emissão de laudos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Terceirização de equipamentos médicos;
  • Renovação constante dos aparelhos;
  • Suporte técnico.

Conclusão

Atualmente a medicina ocupacional vem se adequando às necessidades do ambiente corporativo. Buscar novas formas de obter equipamentos médicos faz parte desta mudança.

No entanto, como pudemos acompanhar ao longo do artigo, essa é apenas uma inovação. Pensar na emissão de laudo remoto e o acompanhamento médico através da telemedicina também devem estar nessa mudança. São formas de a clínica ficar mais próxima dos pacientes e obter melhores resultados.

Para oferecer aos pacientes a melhor estrutura de saúde ocupacional, a Telecárdioconta com equipamentos modernos, além de profissionais qualificados e estrutura diferenciada. Entre em contato agora mesmo e solicite nossos serviços.