ECG: quais são as vantagens do laudo à distância

Bastante conhecido e solicitado por médicos de diferentes especialidades, o eletrocardiograma ou ECG é o exame responsável por verificar o ritmo dos batimentos do coração emitindo o diagnóstico das arritmias cardíacas e outras cardiopatias.

Pela facilidade de realização o ECG é o primeiro exame para diagnosticar as manifestações precoces da síndrome coronária aguda como o infarto agudo e para as arritmias graves com risco de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo.

Exames cardíacos geralmente são mais delicados, exigindo agilidade e precisão no diagnóstico. Por isso, uma prática que tem beneficiado na otimização da entrega de resultados do eletrocardiograma é a emissão de laudos à distância.

O que é ECG (Eletrocardiograma)?

O eletrocardiograma de repouso é um exame não invasivo que permite avaliar a atividade elétrica cardíaca, realizado com o paciente deitado e em repouso nos últimos 10 minutos.

O paciente também não pode ter fumado nos últimos 30 minutos anteriores ao exame. Ele é capaz de definir o número de batimentos por minuto e o ritmo do coração, identificando problemas como arritmias (alteração do ritmo normal), distúrbios de condução elétrica e eventuais sobrecargas das cavidades cardíacas.

Como é feito o ECG (Eletrocardiograma)?

O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. Com o paciente deitado, é feita a limpeza do tórax, pernas e braços com gaze embebida em solução alcoólica. Depois, são colocados eletrodos nas pernas, próximos aos punhos e na região anterior do tórax do paciente. É usado um gel condutor para melhorar a captação dos sinais elétricos.

A atividade elétrica do coração passa para os tecidos e chega até a pele, sendo captada pelos eletrodos. Um aparelho chamado eletrocardiógrafo recebe os sinais elétricos do coração e registra esta atividade em gráficos, que são impressos em um papel próprio ou enviados diretamente ao computador ou tablet do médico especialista que lauda à distância.

A importância do auxílio da Telemedicina na realização do exame e dos laudos

A telemedicina já é um processo reconhecido e legalizado mundialmente para a análise de resultados de exames e entrega de laudos de forma digital. Por meio do uso de tecnologias da informação, os médicos têm acesso rápido e fácil aos resultados de diversos exames e podem laudar com agilidade e segurança.

Neste contexto, a telemedicina permite entregar o ECG com laudo em qualquer clínica, hospital ou consultório, já que o aparelho cardiógrafo é portátil, e o resultado é enviado direto do aparelho pela internet para uma central com médicos especialistas que elaboram o laudo à distância.

Com isso, não há necessidade de ter um especialista dentro da clínica. Basta conectar o cardiógrafo (portátil ou normal) ao sistema fornecedor de telemedicina. Caso o seu aparelho não seja digital, os resultados podem ser escaneados ou fotografados e enviados online. Todo o processo é feito em um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens.

O principal avanço dos laudos remotos é em relação aos procedimentos que não dependem da presença do especialista com formação em medicina no local de realização. Ou seja, são exames que podem ser executados por pessoal da área técnica da saúde (treinados para dar suporte a telemedicina) e depois avaliados por especialistas, como é o caso do ECG com laudo.

Quais as vantagens do laudo à distância para ECG?

A telemedicina permite a realização de serviços e exames médicos de maneira mais ágil e com menor custo, mas com grande qualidade, credibilidade e segurança das informações.

As vantagens são:

Agilidade na entrega dos resultados: as empresas especializadas na emissão de laudos à distância contam com uma equipe de especialistas preparados para atender a sua demanda em menos de 24 horas. É possível também solicitar a priorização de exames que exigem maior urgência, estes podem ser emitidos em menos de uma hora.

Diminuição de custos: o exame de eletrocardiograma por telemedicina possibilita uma grande redução de custo, isto porque não é necessário investimento estrutural dependendo do caso, pois, por ser um aparelho portátil permite a gravação em diversos lugares, desde que este tenha os requisitos mínimos para gravação.

Garantia de qualidade: os laudos emitidos à distância são elaborados por médicos especialistas que vão garantir a qualidade na elaboração do eletrocardiograma com laudo.

Porque o eletrocardiograma é tão importante?

O ecg permite  diagnosticar e orientar tratamento nas arritmias cardíacas, nas primeiras manifestações do infarto agudo do miocárdio , nas valvulopatias , disfunções de marcapasso cardíaco, uso de antiarrítmicos etc.

Dessa forma, será possível identificar anormalidades cardíacas precocemente e instituir medidas preventivas que garantam a saúde e disposição do trabalhador.