Entenda os benefícios da Telemedicina Radiológica

radiologia

A telemedicina hoje em dia é considerada por muitos, um dos principais avanços da tecnologia dentro da área da saúde. É um recurso que auxilia ampliar e facilitar o acesso ao atendimento médico em diversas áreas. A pandemia foi um fator que ajudou muito a popularizar a ferramenta.

Muitas especialidades foram beneficiadas com o recurso, com destaque para radiologia à distância, conhecida assim como telerradiologia. Segundo pesquisa realizada pela AMA (American Medical Association) em 2018, a radiologia é a especialidade médica mais usada através da telemedicina.

Através dessa informação, é possível entender quanto a telemedicina tem sido importante para a radiologia. Então neste artigo, explicamos como funciona a teleradiologia e quais os benefícios para quem decide apostar nessa especialidade. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é a radiologia?

Quando se ouve falar de radiologia, grande parte das pessoas associa a exames de raio x. Está correto, porém é uma visão limitada sobre a especialidade, visto que abrange diversos tipos de exames. É usada em diversos segmentos, como veterinário, odontológico, metalúrgico, ambiental ou para esterilização.

Do mesmo modo, a radiologia é a especialidade que realiza o diagnóstico de doenças ao interpretar imagens dos órgãos do corpo, por diversos tipos de radiação. Dentre os usos mais comuns, ela permite diagnosticar fraturas de ossos, tumores, doenças neurológicas, e até mesmo lesões musculares.

A partir das imagens, o radiologista faz o laudo do exame, podendo ser presencial ou à distância e gerando um relatório para avaliação posterior. Pode ser dividida em três subáreas, são elas:

Radiologia Diagnóstica:

Que auxilia o diagnóstico de doenças por imagens criadas através das estruturas do corpo humano;

Radiologia Intervencionista:

Usa as imagens dos exames de radiologia diagnóstica para orientar os procedimentos e intervenções cirúrgicas que possuem o mínimo de intervenção. O que pode até mesmo dispensar procedimentos como cirurgias abertas ou videocirurgias.

Radioterapia:

Usa altas doses de radiação para tratamento de doenças mais agressivas como o tratamento de um câncer. Pode eliminar células cancerígenas ou apenas retardar seu crescimento.

O que é a Telemedicina Radiológica?

A telemedicina radiológica é o exercício do laudo de radiologia feito a distância, após o exame ter sido realizado em alguma clínica ou hospital. 

O exame é feito normalmente, a diferença fica somente na emissão do laudo, que é feito usando um sistema de telerradiologia, e através da internet, os exames são enviados para que um radiologista especializado que não está presente no local, emita o laudo. Assim que finalizado, é enviado de volta ao solicitante.

Contudo, a especialidade é muito utilizada por clínicas e hospitais que não possuem um radiologista em tempo integral. Uma alternativa que aumenta a produtividade e diminui custos com profissional capacitado em radiologia.


Quais exames podem ser realizados na telemedicina radiológica?

Ao passo que os exames podem ser realizados com a supervisão de um técnico em radiologia e sem a presença de um médico, podem ter o laudo feito à distância. 

Sobretudo, os exames que podem ser realizados através da teleradiologia são:

  • tomografia geral e especializada;
  • mamografia;
  • raio-x do torax, esqueleto, abdómen, crânio e articulações;
  • desintometria óssea;
  • ressonância magnética;
  • odontologia;
  • medicina nuclear.

 
Como clínicas que oferecem radiologia podem auxiliar no laudo de exames ocupacionais?

Para clínicas oferecerem o laudo de exames ocupacionais, devem tomar decisões baseadas em diversos fatores, o principal deles, é o investimento em equipamentos. Então ao ponderar sobre, muitas decidem não comprar materiais definitivamente, sendo o comodato uma opção a ser considerada pelo seu grande retorno financeiro.

Contudo, o serviço de comodato não cobra pelo aluguel dos equipamentos, o que evita ao estabelecimento ter despesas que possam comprometer finanças. Além disso, ao optar por essa modalidade, combinada com o laudo a distância deixa o processo de resultado de exames mais rápido, visto que sempre terão profissionais disponíveis para realizar os laudos.

Assim, exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, espirometria e acuidade também poderão ser oferecidos. Pois serão realizados em um processo dinâmico e que pode trazer muito retorno financeiro, além de benefícios a saúde dos pacientes.

Quando contar com a opção da teleradiologia?

A opção do laudo a distância na radiologia pode ser feito em diferentes circunstâncias,e de acordo com diferentes cenários: como quando a demanda está muito alta para a equipe gerir, ou quando gestores estão com dificuldade de encontrar profissionais na região, no planejamento de ampliar a capacidade nos atendimentos, ou principalmente quando o objetivo foi simplificar processos e modernizar o setor.

Portanto, através do avanço da tecnologia, a telerradiologia traz mais qualidade ao atendimento aos pacientes, e autonomia aos exames. Entre em contato com a nossa equipe e saiba tudo sobre os nossos laudos à distância.Temos a melhor opção para sua clínica.