Os benefícios do Laudo Eletrocardiograma na telemedicina

laudo eletrocardiograma telemedicina

Apesar de ser considerado simples, o exame de eletrocardiograma pode revelar alterações importantes no sistema cardiovascular. Desse modo, muitos pacientes acabam procurando clínicas particulares para fazer o ECG de tempos em tempos.

Com essa demanda e a necessidade de emitir os resultados dos exames de forma rápida, clínicas passaram a adotar o Laudo Eletrocardiograma telemedicina. Nesse modelo, cabe à equipe médica e enfermeiros apenas a realização do exame, deixando a emissão do laudo e a manutenção dos equipamentos para uma empresa terceirizada.

Portanto, neste artigo do Blog Telecárdio vamos explicar mais detalhes sobre os benefícios de oferecer ECG aos pacientes através do Laudo Eletrocardiograma telemedicina.


O que é eletrocardiograma

Para conseguir explicar melhor sobre o Laudo Eletrocardiograma telemedicina e quais as vantagens do serviço, deve-se explicar o que é eletrocardiograma e quais suas funcionalidades.

Sendo assim, o ECG é um exame que realiza avaliações na atividade elétrica do coração. Através dos eletrodos fixados na região cardiovascular do tórax, é possível identificar qual é o ritmo de batidas do coração e a quantidade de batimentos por minuto.

Tendo estas informações emitidas no laudo do exame o médico pode identificar predisposições importantes, como infarto, problemas nas válvulas do coração, coronárias, dentre outras doenças.

Ademais, para que seja possível fazer um acompanhamento mais detalhado, é importante fazer o eletrocardiograma ao menos uma vez por ano, principalmente se for homem acima dos 45 anos e mulher acima dos 55 anos.

Para que serve o laudo eletrocardiograma

Quando se fala em otimizar os recursos e aprimorar o laudo eletrocardiograma telemedicina, é preciso lembrar quais são as utilidades desse procedimento. O ecg é bastante comum em exames admissionais e demissionais, principalmente nos contratos CLT.

Sendo assim, é interessante que o laudo seja emitido de maneira ágil. Através do laudo à distância o consultório pode disponibilizar o resultado do ECG logo depois de terminar o exame. 

Além disso, o  laudo eletrocardiograma telemedicina também serve para avaliação periódica de pacientes cardiovasculares. Conforme o rítmo identificado no coração, é possível identificar doenças em fases iniciais.

No mais, confira a seguir as principais funcionalidades de um eletrocardiograma: 

  • Avaliar as condições cardíacas;
  • Fazer exames admissionais e demissionais;
  • Identificar possíveis doenças cardiovasculares;
  • Acompanhar resposta aos tratamentos cardíacos;

Comodato de equipamentos: como funciona?

Apesar da tecnologia entregar mais condições para fazer um exame, o valor aplicado na compra de novos equipamentos é um investimentos para as clinicas que pode não ser vantajoso. Desse modo, algumas clínicas deixam de prestar o melhor atendimento por este problema.

Pensando em formas de obter equipamentos médicos de última geração e ainda com emissão de laudo à distância, o comodato tem as melhores condições. 

A clínica ou o médico não pagam pelos equipamentos, pois eles são cedidos pela empresa de telemedicina. Há assim somente os custos do contrato de emissão de laudos, que são processados e avaliados por profissionais da saúde sob contrato com a empresa.

Portanto, ao mesmo tempo que obtém ferramentas atuais e de alta precisão, o consultório ainda ganha agilidade e profissionalismo na emissão de laudos. Dois custos operacionais em apenas um contrato de comodato. 

Vantagens do comodato para clínicas médicas

Como citado no item acima, há diversos benefícios para a clínica em obter equipamentos em comodato para ECG

Mas para além dos benefícios clínicos, há também vantagens administrativas. A diminuição de gastos com equipe de trabalho e compra de equipamentos pode representar mais poder em outras frentes da empresa.

A agilidade do  laudo eletrocardiograma telemedicina permite ofertar uma agenda com mais horários, o que também implica em melhorias financeiras do consultório.

  • Evitar despesas com manutenção de equipamentos;
  • Renovação de aparelhos periódica;
  • Baixo custo de contratação;
  • Agilidade na emissão de resultados dos exames;
  • Terceirizar a estrutura da clínica;

Benefícios de realizar laudo de ECG à distância

Além de entender os benefícios do comodato para o consultório, é preciso enxergar o ponto de vista do paciente. Em um serviço voltado para a saúde onde a comodidade é um dos principais pontos positivos, o paciente se sente mais seguro.

laudo eletrocardiograma telemedicina, por exemplo, consegue avaliar as condições cardíacas mais próximas da realidade. Com os aparelhos instalados na casa do paciente e as informações transmitidas em tempo real, o exame gera pouco incômodo e tem a mesma agilidade.

No ponto de vista da clínica, realizar o ECG à distância também permite menos gastos administrativos, como estrutura física e serviço de atendimento. Já para aquele consultório que pretende ampliar os serviços, essa é uma opção de expandir ofertas de exames sem precisar expandir as dependências físicas.

Ficou interessado pelas soluções de laudo eletrocardiograma telemedicina que trouxemos neste artigo? Saiba que seu consultório ou clínica podem contar com estes e outros serviços na Telecárdio. Especializada em laudos à distância comodato de equipamentos, temos a solução ideal para todas as demandas da telemedicina,

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e confira os planos e contratos.