A ação de realizar exames e consultar médicos por meios tecnológicos vem de desde o começo do século XX, o que nós conhecemos hoje como Telemedicina. Ela nem sempre foi uma prática tão simples e precisa, no começo os exames eram feitos somente por aparelhos telefônicos à época, emissão de sons gravados em rádios e equipamentos de fax, mas hoje se pode enviar e receber um exame em menos de 30 minutos na tela de seu computador.

Mas como essa prática tomou forma no Brasil? Os primeiros resquícios de Telemedicina que há em terras brasileiras foram como uma disciplina, “Informática Médica”, na faculdade de medicina da USP no ano de 1985, desde então muito sobre essa área começou a ser questionado por aqui, porém só haviam estudos, ninguém praticava em si esse método da medicina contemporânea, até que em 1993 Roberto Stryjer (presidente da Telecárdio) viaja para Israel, onde conhece a área e se interessa pela prática, resolvendo traze-la para o Brasil. Alguns meses depois nasce a Telecárdio, a primeira empresa desenvolver e realizar a Telemedicina no Brasil.

 

Como funciona a Telemedicina?

A Telemedicina é baseada na comunicação entre o emissor e receptor do exame, primeiramente tem que se ter um acordo com alguma instituição que fornece os serviços de Telemedicina e que irá emitir os laudos para seu centro de saúde, por meios digitais como desktop, celulares, tablets ou pelo aplicativo que deverá ser enviado o exame para a empresa, após isso o médico responsável irá laudar o exame, e seu resultado será enviado ao cliente após determinado período de tempo.

 

Que tipo de exames a Telecárdio pela telemedicina é capaz de realizar?

  • Eletrocardiograma
  • Holter e MAPA
  • Eletroencefalograma
  • Espirometria
  • Acuidade Visual

 

Quais são as vantagens da Telemedicina?

A Telemedicina vem carregada de muitas vantagens, a principal seria o seu amplo campo de atuação, pois como se trata de um serviço a distância pode chegar a qualquer lugar, até a pacientes que vivem longe de grandes centros urbanos, proporcionando que eles tenham a mesma qualidade de saúde e atendimento quanto aqueles que vivem perto de hospitais e clinicas especializadas. A Telemedicina também atua de forma precisa e rápida, como por exemplo em exames de eletrocardiograma onde o prazo de envio do resultado pela Telecárdio é de até 30 minutos, ou imediato em casos emergenciais, tornando esse processo mais prático, possibilitando assim, o atendimento do maior número de pacientes possíveis.

Qual a diferença entre Telemedicina, Telessaúde e Cibermedicina?

Em primeiro, a Cibermedicina é apenas uma vertente da Telemedicina que utiliza computadores e internet para se comunicar. Já a diferença de Telemedicina e Telessaúde é bem simples, Telessaúde é apenas um termo usado para englobar conceitos além da medicina convencional, os dois termos costumam ser bastante confundidos, porém existe essa diferença.

 

Por que o Brasil precisa da Telemedicina?

O Brasil é um país continental com cerca de 200 milhões de habitantes onde 30% da população vive na extrema pobreza, ou seja, não possuem recursos para manter condições de saúde de qualidade. A Telemedicina implementada tanto em sistemas privados quanto públicos pode ser a chave para amenizar essa situação em que nos encontramos, pois, como dito anteriormente, sua praticidade, rapidez e seu alcance podem favorecer muito pessoas com difícil acesso a condições de saúde apropriadas.

 

O futuro da Telemedicina

Quando pensamos no quanto avançamos nessa área em tão pouco tempo chega até a ser surpreendente, A Telemedicina é algo necessário não somente no Brasil, mas no mundo, e com um futuro brilhante, alguns médicos chegam a dizer que a Telemedicina é o futuro da medicina em si, e que logo será capaz de realizar ainda mais exames do que agora. Essa nova vertente já salvou e ainda salvará muitas vidas. A Telemedicina está ligada diretamente com a tecnologia, e a tecnologia está em constante avanço, logo a Telemedicina também, o que nos possibilita um futuro com mais atendimento de qualidade por meios tecnológicos e maior condição de alcançar o mundo inteiro.